- Assuma a gestão do seu dinheiro. Confie no seu pensamento crítico, informe-se, pergunte; mas seja você a tomar as decisões, de acordo com as suas crenças e os seus valores.
- Não gaste mais do que o que ganha. Elabore um orçamento que lhe permita poupar e viver uma vida tranquila, sem estar sempre o sufoco financeiro.
- Comece a poupar o mais cedo possível. Nunca é cedo de mais para poupar, quanto mais cedo começar melhor e mais fácil será a sua vida.
- Recompensas elevadas normalmente significam riscos elevados. Não há milagres, se o possível retorno é grande, é porque o risco também o é. Pondere bem se é o que pretende, correr um risco elevado.
- Diversifique os seus investimentos. Não invista todo o seu dinheiro num único produto ou num único banco. Siga a máxima de que "nunca se deve colocar todos os ovos no mesmo cesto".
- Proteja-se de esquemas duvidosos. Duvide sempre de quem oferece retorno muito acima da média. Controle regularmente as suas contas bancarias, os seus gastos com cartões e tenha cuidado ao aceder ao banco on-line.
- Faça seguros que o protejam nos "momentos maus". Saber que temos um seguro que pode responder quando nos acontece algo de mau dá uma enorme tranquilidade.
- Faça poupanças automáticas. É a forma mais eficaz de poupar, assim que o salário cai na conta, pagamo-nos a nós primeiro, retirando imediatamente para outra conta a percentagem que queremos poupar.
- Minimize a sua divida. Esqueça-se que existe a possibilidade de pedir um crédito, trace metas de poupança para comprar o que pretende, sem cair na tentação do crédito fácil.
- Acompanhe as mudanças do sistema financeiro. É difícil, mas tente acompanhar as mudanças, para não cair em nenhum produto que não conhece bem, mas também para não perder a oportunidade de investir em algum produto que pode ser interessante para si.
quinta-feira, 14 de agosto de 2014
10 coisas sobre dinheiro
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário