Estamos em pleno mês de Agosto e por isso nos próximos dias, vou fazer um conjunto de posts acerca das férias e das diferentes alternativas que temos ao nosso dispor para aproveitar os nossos dias de descanso.
Férias, são períodos de interrupção do trabalho ou da escola. Períodos em que estamos menos ocupados e mais relaxados. Servem para descansarmos, divertirmos-nos, para sairmos da rotina do dia-a-dia, mas também para criar ou reforçar vínculos e memórias com a família ou amigos. No final das férias é mesmo isso que guardamos, as memórias e os vínculos que criamos.
Como vivemos momentos mais relaxados e despreocupados nas férias, é natural que sejam dias em que os nossos gastos aumentem, o que pode fazer descarrilar a nossa situação financeira.
Podemos e devemos prepararmos-nos para estes dias em que os gastos são maiores, ao longo do ano, colocando no nosso orçamento uma rubrica para férias. Assim, todos os meses colocamos de lado uma verba para as férias, caso o nosso orçamento o permita.
Se o nosso orçamento não o permitir, podemos adaptar aquilo que pretendíamos fazer, ao dinheiro que temos disponível e mesmo assim aproveitar os nossos dias de descanso, não colocando assim em causa a nossa situação financeira.
Depois de definirmos o valor que temos para gastar, devemos em família ou entre amigos discutir o que pretendemos para as nossas férias. Nesta fase é fundamental pesquisar várias alternativas, para podermos aproveitar ao máximo.
Decidido o que vamos fazer, o próximo passo é planear. Planear é indispensável para vivermos dias fantásticos e que ao mesmo tempo ficam dentro do nosso orçamento para as férias.
Não podemos, contudo encarar o plano que elaboramos de uma forma demasiado rígida. Temos de estar bem cientes que podemos não o conseguir cumprir completamente, por vários motivos e não devemos ficar frustrados nem deprimidos quando isso acontece.
O plano é uma "rede de segurança" que nos permite aproveitar ao máximo mas também cumprir o orçamento e não provocar danos na nossa situação financeira.
Sem comentários:
Enviar um comentário