Para quem não gosta ou não se sente à vontade com computadores e aplicações, existem alternativas para gerir o orçamento mensal, desde os mais simples como uma folha de papel, caderno ou agenda até ao Kakebo.
O Kakebo é um sistema em papel (livro), originário do Japão, que permite poupar e controlar o orçamento doméstico, através de tabelas de despesas (semanais e mensais) e de mapas de entradas e saídas de dinheiro. Pode encontrar o Kakebo à venda em livrarias e têm o custo de pouco mais de 14€. Saiba mais sobre o Kakebo aqui.
Se aplicações, software ou até mesmo uma simples folha de cálculo do Excel, não vão de encontra ao seu género de organização orçamental, opte por um destes sistemas convencionais que implicam um maior tempo despendido na colocação da informação e nos cálculos, mas que são igualmente eficazes. O importante é encontrar o que melhor responde às suas necessidades e começar a reunir todas as suas despesas, para perceber para onde está a ir o seu dinheiro e o que pode mudar e ajustar de acordo com os seus objectivos.
Sem comentários:
Enviar um comentário