domingo, 10 de agosto de 2014

Férias #6



 
Se a nossa situação financeira não nos permite ir uns dias de férias, não podemos, nem devemos ficar deprimidos, pois ficar em casa também pode significar viver dias de descanso e com actividades interessantes para toda a família.

É já uma forma recorrente de viver os dias de férias, por causa da crise financeira ou mesmo por opção, mas foi nos Estados Unidos da América, que nasceu em 2008 o termo "staycation", que junta as palavras "stay" (ficar) e "vacation" (férias).

Férias em casa, pode significar viver momentos únicos e realizar actividades que faríamos em férias normalíssimas longe de casa, mas ao final do dia dormimos nas nossas camas. 

Para começar a planear as férias em casa, devemos de realizar uma lista de possíveis actividades que gostássemos de fazer perto de casa e depois em conjunto e de acordo com o dinheiro que temos disponível, decidimos o que fazer. Não devemos, no entanto, ser demasiado ambiciosos e planear fazer demasiadas coisas. Tarefas como grandes limpezas ou pequenos arranjos em casa não devem de fazer parte do plano.

O segredo das férias em casa é sair da rotina e das tarefas do dia-a-dia e viver realmente dias como se estivesse-mos fora de casa. Devemos relaxar ao máximo e manter rotinas que normalmente temos durante as férias.

Podemos realizar actividade como:
  1. Visitar museus e monumentos locais;
  2. Ir à praia, piscina ou parque aquático;
  3. Fazer um passeio de bicicleta;
  4. Fazer um piquenique;
  5. Ir a espectáculos - Nesta altura do ano existem imensos espectáculos gratuitos, basta procurar bem na internet, que encontramos algo que vá de encontro aos nossos interesses;
  6. Dormir uma sesta;
  7. Faça exercício físico num parque ou alugue com os amigos um campo de jogos;
  8. Faça um dia de caminhada com piquenique incluído - Existem percursos de pequena rota marcados, por grau de intensidade  e duração;
  9. Ler - Troque livros com familiares e amigos ou vá a biblioteca e requisite um livro;
  10. Faça um churrasco, junte a família ou um grupo de amigos, estipule o que cada um deve levar e divirtam-se;
  11. Actividades com as crianças - Jogos tradicionais, jogos de tabuleiro ou jogos com pistolas de água ou balões de água.
Existem vantagens, como não perdermos dias de descanso em viagens, não estarmos fechados em aeroportos, nem em aviões, que nestas épocas costumam atrasar algumas horas e em alguns casos até certas viagens são canceladas e haver menos trânsito nas grandes cidades. Podemos assim viver dias mais tranquilos e não tão cansativos.

Ficar em casa pode ser uma decisão fulcral para manter ou criar uma situação financeira estável, pois caso seja bem planeada pode-nos fazer poupar e voltar a entrar nos eixos.

Com as férias em casa, termina o conjunto de posts sobre as férias. Com planeamento e investigação podemos em casa ou fora de casa viver dias fantásticos, cheios de actividades, que ficaram na memória de todos e continuar com uma situação financeira estável.

Boas Férias!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Licença Creative Commons
Doces Balanços by Isabel Rodrigues is licensed under a Creative Commons Atribuição-Partilha nos termos da mesma licença 4.0 Internacional License.
Based on a work at Doces Balanços.