quarta-feira, 17 de setembro de 2014

10 coisas que as crianças devem saber sobre dinheiro...



Estes dias são marcados pelo regresso às aulas de milhares de alunos. Esta é uma óptima altura para começar a dar ou reforçar alguns ensinamentos às crianças sobre dinheiro.

Ensine estas 10 noções aos seus filhos e estará a dar-lhe conhecimentos fundamentais para uma vida adulta livre de problemas financeiros e capaz de ser vivida em pleno.

  1. O dinheiro vem do trabalho. Mostre ao seu filho que o dinheiro é uma recompensa do trabalho executamos. Por vezes é muito mais produtivo, pagar pelo trabalho que fazem em vez de lhes dar semanada.

  2. Quando acaba, acaba. Ensinar as crianças que as acções têm consequências é uma lição que vai muito além do dinheiro. É muito difícil deixar os nossos filhos falhar, mas por vezes é o melhor que lhes podemos fazer, pois só assim eles adquirem os conceitos que pretendemos. Deixar que eles experimentem livremente o processo de gastar o dinheiro deles, vai ensiná-los que quando o dinheiro acaba, acaba mesmo.

  3. Vais ter de fazer escolhas de como o gastar, compara preços. Em todo o lado surgem apelos ao consumo. Se para os adultos é difícil conviver com isto, para as crianças muito mais, no entanto, é fulcral que lhes demos competências para lidarem com isto. Pensar, comparar e analisar são passos muito importantes para que enquanto consumidores consigam fazer as melhores escolhas.

  4. É normal esperar para teres o que desejas. Nos dias de hoje os desejos rapidamente se tornam em necessidades que devem de ser respondidas imediatamente. O mesmo acontece com demasiadas crianças, que crescem a pensar que o querem devem de ter imediatamente. Esperar e "trabalhar" para atingir os objectivos, para poder adquirir o que pretendem é lição fundamental.

  5. Diz ao teu dinheiro para onde ir. Para além de ensinar às crianças que o dinheiro vêm do trabalho, é também importante ensinar a dividir esse mesmo dinheiro pelas necessidades que têm. Começar a lançar as bases para conseguirem fazer um orçamento no futuro.

  6. Compra só aquilo que conseguires pagar. O recurso ao crédito não pode ser uma opção que se toma de ânimo leve, devemos por isso ensinar as crianças dando o exemplo,  trabalhando na base de orçamentos e a poupar para comprar o que desejamos. Assim a mensagem chegará até elas de uma forma muito mais eficaz.

  7. É fundamental poupares e pagares a ti próprio primeiro. Ensinar a poupar uma parte do que recebem e principalmente a colocarem esse valor na poupança logo quando o recebem e não depois de gastarem no que têm em mente.

  8. Protege o teu dinheiro, coloca-o numa conta poupança e vais receber juros. Ao colocarem o dinheiro a render juros, estão a protegê-lo contra a inflação e se escolherem contas de juros compostos, vão ganhar dinheiro sobre os juros, o que faz crescer bastante a conta bancária.

  9. Todos cometemos erros financeiros, devemos aprender com eles. Os erros servem para aprendermos. Se em crianças cometermos erros provavelmente em adultos não cairemos nos mesmos. É através da prática que chegamos ao melhor que conseguimos fazer.

  10. Sê generoso, partilha com os outros o que tens. Aprender a ser generoso e solidário tanto com tempo, com dinheiro ou com outros bens é muito importante. É das principais mensagens a passar às crianças, escolher com eles a que instituição ou pessoa querem doar, envolvê-los em todo o processo.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Licença Creative Commons
Doces Balanços by Isabel Rodrigues is licensed under a Creative Commons Atribuição-Partilha nos termos da mesma licença 4.0 Internacional License.
Based on a work at Doces Balanços.