segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

1º Passo...




O primeiro passo para elaborar um orçamento é fazer um diagnóstico da situação financeira, para isso precisamos de saber para onde está a ir o nosso dinheiro. A melhor forma de conhecermos para onde está a ir o nosso dinheiro, é anotar todas as despesas que temos, durante por exemplo um mês. Podemos utilizar uma aplicação ou software para o fazer, ou anotar tudo num caderno, bloco ou agenda. O ideal será conseguirmos fazê-lo no próprio momento ou no mesmo dia, assim não corremos o risco de nos esquecermos de alguma despesa. Devemos recolher também todas as despesas que recebemos por carta ou e-mail
Todas as despesas devem ser anotadas, mesmo as mais irrisórias como uma fotocópia ou o valor do parquímetro.
Pedir sempre factura com NIF é uma forma de conseguirmos controlar muitas das nossas despesas através dos recibos e do portal e-factura.
Controlar a nossa conta bancária é também muito importante, por segurança e acima de tudo para termos consciência da nossa situação financeira no momento.
Ao fazer isto pode achar que está a perder tempo e que é um passo pouco importante, mas a verdade é que este passo é fundamental, pois só com este conhecimento é que podemos implementar mudanças válidas no nosso dia-a-dia, que nos conduzam ao que pretendemos.

Conheça formas de controlar as despesas com meios informáticos aqui e sem meios informáticos aqui.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Licença Creative Commons
Doces Balanços by Isabel Rodrigues is licensed under a Creative Commons Atribuição-Partilha nos termos da mesma licença 4.0 Internacional License.
Based on a work at Doces Balanços.